[7º artigo] Os dias que são um tormento




Imagino uma fera, por exemplo, uma onça; que andava para qualquer lado e de repente se vê presa em uma jaula, sem poder sair. Ferida ou não – o que seria pior – e a qualquer momento, por instinto, vai tentar sair de lá.
Imagino os passarinhos de nossas selvas, que dão um colorido a nosso céu azul brasileiro. De repente lá está uma andorinha, tucano ou uma coruja ou quero-quero que perdeu sua asa, ou fugindo de um predador ou porque uma linha com cerol lhe machucou. Não poderá mais voar, e sem entender isto, ficará sofrendo. Triste. Tormento.
Assim é a sensação dos corredores (pelo menos imagino) que tem problemas com lesões e eles precisam parar de correr para que o tratamento seja bem sucedido. Conhecido como “over training”, ou no brasileiro “excesso de treinamento”; alguns corredores apresentam lesões comuns e precisam ser tratadas. Outras lesões aparecem de repente e outras de longa data.
Mas existem lesões que deixam inúmeras pessoas como estes animais acima: sem a liberdade, sem poder saborear o poder de correr logo de manhã, ou na chuva ou ao meio dia. Tudo porque por obrigação ou recomendação médica ela tem que ficar em repouso até sarar. Algumas pessoas ficam sem correr por 5 dias, outras 15, outras 6 meses.
Como superar isto?
Como conversar com a pessoa que corria todo dia e que, em sua psique, superava-se todo dia?
Como conversar com a pessoa que deixava certa música favorita em seu MP3 “no jeito” pra ser ouvida em uma determinada subidinha?
Como conversar com a pessoa que assim que acorda, a primeira coisa que ela sente é dor? A dor a faz lembrar que não irá sair de casa para fazer o que mais gosta: correr. Também a faz lembrar que não irá ver por um bom tempo paisagens que ela costumava ver dependendo do lugar onde iria correr

Posso dizer a você: lute contra isto! Resista!
Mais uma vez: lute contra isto! Quem está falando também já sofreu com isto e superou! Melhor do que textos seria uma conversa pessoalmente! Sim, já ouvi falar que “o corpo fala”; não estou presente mas pelo menos posso me expressar por aqui, e passar para o leitor que ELE PODE SUPERAR MAIS ESTE DESAFIO! Supere estes dias de tormento!

Sofri com lesões, tratei umas, tenho outras e infelizmente arrasto outras. Para tudo há uma saída, mas simplesmente tive que respeitar os médicos e dar tempo ao tempo. O corpo libera agentes anti-inflamatórios que ajudam na recuperação muscular e articulações além de que, em alguns casos estar dependendo de outros remédios e do “gelo no local da dor”, outro remédio é, infelizmente para alguns, o descanso. Tempo; folga; recuperação domiciliar.

Pior que a lesão e a ansiedade de voltar a correr como antes é o perigo de querer fazer o que se fazia pela última vez; por isso é importante o reinício vagaroso. Senão ocorrerá tudo outra vez. E não desejamos coisas ruins voltarem a ocorrer pelo mesmo motivo, não é?

Se você se julga forte para correr bem e tem ou surge uma lesão, lembre-se que dessas “quedas” levamos um aprendizado. Aprendizado edifica, pelo menos aos interessados. 





Agradeço a atenção!

Vida longa para todos!




Siga-me nas redes sociais!!!
Link's


Nenhum comentário:

Postar um comentário