[55º Artigo] o EXERCÍCIO FÍSICO e o HIPERTENSO {2}




Iniciando

Como dito no artigo anterior [nº 51], Uma doença silenciosa, que se inicia devido a hábitos alimentares impróprios, sedentarismo, genética, excesso de sal, fumo e álcool, algumas drogas, vida estressante; Refiro-me a HIPERTENSÃO! Exemplificando; tensão das artérias superior a normal. 

Uma pessoa que é hipertensa ou que na família o histórico diz problemas dos antepassados, e deseja fazer exames relacionados deve procurar um NEFROLOGISTA ao invés de um CARDIOLOGISTA.

Baseado neste artigo australiano, publicado no Journal of Science and Medicine in Sport (confira); a hipertensão vem destes e outros fatores conforme tabela traduzia abaixo.

A pessoa que tem uma vida sedentária, por muitos anos, terá um (vários) problema(s) de saúde no futuro.



Embora este artigo esteja focado tecnicamente em probelmas renais, as mesmas causas tem ligações equivalentes e outras possibilidades, não tendo o leitor confusão em diferencial qual problema é e onde se inicia. Escolhendo ao acaso uma pessoa, obesa ou não, sedentária e que não faça atividades físicas, terá um problema com o aumento de triglicérides no sangue. Este aumento do colesterol MAU para o BOM fará aparecer outros problemas: coronários, neurológicos, hepáticos, homonais, dislipidemias, e até psicológicos. Não significa que a pessoa tenha que ser obesa para manifestar o problema. E é aí que muitos brasileiros se enganam. 


Proteinúria (eliminar proteínas pela urina), Glicosúria (eliminar glicose) e Hematúria (eliminar sangue) sugere que a pessoa, em sistema renal, está pior do que imagina. A possibilidade do sistema renal perturbar todo o fluxo sanguíneo e com isso colaborar com a desregulação da presão arterial, resultando em HIPERTENSÃO é extremamente grande. 

Este aumento de triglicérides vem de maus hábitos alimentares e abuso de sal por exemplo. As inflamações generalizadas por causa deste aumento se espalharão, até que coisa pior aconteça, ou que a pessoa tome atitudes. 


O EXERCÍCIO FÍSICO fará com que as proteínas, glicose sejam melhores aproveitados, dispensando transportadores para as células e músculos. O consumo de energia será elevado demais para que haja necessidade de demora, por isso a quantidade de proteínas e glicose a "vagar" pelo sangue sem destino, até chegar ao rim e sobrecarregando-o não existirá. A recuperação renal caso ocorra hematúria é possível porque o rim não estará tão sobrecarregado. Sendo assim as liberações de agentes que causam aumentos de pressão não serão ativados e a possibilidade de PIORAS na hipertensão ou de seu surgimento serão REDUZIDOS. E ainda por cima, o colesterol MAU é "varrido" para fora pelo colesterol BOM, das paredes coronárias e artérias, colaborando com a "luz" das mesmas, que clinicamente falando significa MELHORA da circulação. Com a circulação mais eficiente o coração não precisa fazer tanta força para bombear sangue. Estará MENOS CANSADO e mais descansado para quando precisar se esforçar NÃO OCORRER ACIDENTES ou COLAPSOS

O sitema renina angiotensina aldosterona, como escrevi antes NÃO É O ÚNICO que interfere de algumas maneiras no regulamento da pressão arterial e problemas relacionados. 


Encerrando


Embora tenha usado apenas um único artigo para desenvolver estudos e vertentes, dando exemplos de como as pessoas devem se comportar para melhor, todos os outros artigos que me deram mais esclarecimentos sugerem novas pesquisas para o desenvolvimento humano. Portanto Abordarei este mesmo assunto novamente; num futuro próximo.




Agradeço a atenção.
Aberto a questionamentos.

Vida longa para todos!




Siga-me nas redes sociais!
Link's em azul:
#seminhavidavirassefilme
#eutenhocref #corredor944

Nenhum comentário:

Postar um comentário