[3º Artigo] Rodas de conversa - 2

Sei como deve ser empolgante e sensacional ter alguém a seu lado correndo. Seja quem você ama, respeita, tem aulas, quer competir, rever, etc; é muito interessante e tenho visto resultados incríveis e que cada pessoa com quem converso tenta se expressar. Mas percebo que muita gente – pelas analises do clube onde estagio e nas corridas de rua ao longo dos anos – quando corre, naturalmente, perde o foco.

E porque perde o foco? Muita conversa. Mas muuuuuuuita conversa.

O problema são as sequelas ou conseqüências dessas longas conversas durante a corrida. Eu mesmo já senti na pele sobre isso:

O tempo passa rápido? Sim, mas quanto mais conversa, a pessoa teria que colocar a mesma quantidade de ar para dentro do corpo. Por não fazer isto, o exercício que deveria ser AERÓBIO (uso do oxigênio como fator primário de energia) acaba sendo ANAERÓBIO (uso das reservas de energia dos músculos como fator primário, o que não seria necessário). 
O exercício AERÓBIO é aquele que há a presença de Oxigênio, ou a predominância dele. Pela diminuição da quantidade de oxigênio no corpo, o exercício é descaracterizado, ou seja, outras fontes de energia serão usadas para que a pessoa continue correndo.

Resultados:

A pessoa cansaria muito mais rápido em um curto espaço de tempo, ou em uma determinada distância caso respirasse corretamente.
“Dor do lado”, ardência nas costelas, pernas, respiração mais ofegante são decorrência da diminuição de oxigênio do corpo, por mais que a pessoa faça ingestões de água ao longo do percurso. Isso acontece devido ao acúmulo de CO² não removido a tempo do corpo.
A diminuição do oxigênio leva a pessoa ao instinto natural de respirar pela boca – inspirações bucais – o que é incorreto. O que deve ser feito sim é a expiração pela boca.

O que acontece muitas vezes também é o fato da pessoa dizer que não consegue respirar. E porque não consegue respirar? É porque tem “algo” no nariz dela que a impede ou da obrigação de ter que responder a alguém no meio da corrida, e por educação a pessoa conversa com ela? E se quem estiver falando for tagarela? Como sair disso? Percebo dois fatores:

Para pessoas tagarelas, uma boa forma de escapar delas – como eu já vi e eu mesmo fiz isto antes – seria um afastamento temporário por aceleração ou redução de velocidade, ou mesmo uma conversa sincera a sós ao final do exercício. Mais vale se livrar do que te é um empecilho ou que te atrapalha do que ficar arrastando coisas desnecessárias e atrapalhando sua hora feliz. Até porque analise quem está mais ou menos condicionado: você ou a outra pessoa? Quem deve se cuidar ou se policiar? Depois se houve nas barraquinhas ou nas rodinhas do porque “fulano” corre mais e “cicrano” corre menos...


Há no nariz, na verdade no aparelho respiratório, algo chamado de conchas nasais: servem para deixar o oxigênio mais aceitável para absorção nos alvéolos e há a presença do muco – vulgo ranho – que retém qualquer corpo estranho que ameace brônquios e traquéia. Caso alguém tenha algum problema com o “fechamento” ou diminuição deste local por algum motivo, deve ir ao médico para saber do que se trata, pois todas as pessoas a quem questiono sobre esse tipo de problema COM ELAS MESMAS, essas mesmas pessoas NÃO SABEM O QUE ACONTECEM, só sabem dizer que sempre tiveram isso e levam a vida como se fosse um carma ou cruz pesada.

Não aceite isto!

Investigue, pergunte, questione.

Sobre o “mau funcionamento” das conchas nasais, isso é treinável. E como é treinável, a pessoa tem que insistir sempre em fazer o ciclo da respiração nariz/ início – boca/ fim, para que ela aproveite não só o ar mais puro e livre de corpos estranhos como irá aproveitar a caixa pulmonar, que ira funcionar de outra forma: absorvendo mais oxigênio. 

O resultado não é da noite para o dia como muitos preguiçosos gostariam que tivessem, não existe formulas mágicas como se vê nesses sites mentirosos, não existe comprimido e chás para isto. O remédio é a dedicação; e isso é treinável, e se precisa treinar, precisa ter puro e simples FOCO. 

Entende-se por foco como lugar que se emana algo. O que deve ser emanado é o objetivo em ter um treino para melhorar tal rendimento. Pessoas “tagarelas” já tem este poder porque ou tiveram esta facilidade antes ou para elas isto foi treinado por algum tempo. Mas não se preocupe COM ISTO, e sim em melhorar e avançar em seus rendimentos.

Creio que com foco e objetividade, poderá ter pulmão para correr e falar durante uma maratona, e ainda poder dar uma entrevista no final; pois há por aí pessoas que façam isto, e eu sou uma delas. Se eu consigo, você pode!


Acompanhe também o mesmo artigo no link:
http://www.esportex.com.br/portal/destaque/os-beneficios-de-um-bom-bate-papo-parte-ii/


Isso é tudo.


Vida longa para todos!

Link's


#seminhavidavirassefilme

Nenhum comentário:

Postar um comentário