[65º Artigo] conselho para RESISTIR ao SOL


Numa conversa mais franca e direta, conto uma de minhas vivências e uns conselhos.

Eu me lembro que em 2008-2009, eu saía de casa sempre as 08h e terminava os treinos mais ou menos 09h30 ou mais tarde.

Por vezes fiquei nesta rotina. E sofria sem saber. E ninguém teve esse senso crítico. 

O problema era que eu naqueles dias era muito fanático e usando treino militar pra melhorar acreditava eu que venceria alguma corrida naquele ano e se eu jogasse água na cabeça ou tomasse por alguns minutos ou ficasse correndo com outro calçado que não fosse ki-chute ou conca era bichice. 

Os problemas com a resistência ao sol começaram a melhorar quando eu tive que fazer essas coisas que eu achava ridículas. Daí comecei a perceber que eu poderia correr mais.


O aumento de consumo de água, joguar na cabeça e corpo, uso de bandana branca, troca de calçado e trocar as pistas e rodovias por pastos largos onde bate muito vento fez com que eu pudesse estar mais forte pra resistir ao sol, até que um dia, 25/12/2011, 1h30 de corrida na dom pedro, 12h, fui, voltei e não aconteceu nada.

Domingo agora, comecei 10h30, terminei 14h30. Não aconteceu nada. 

O conselho que dou é que você não precisa correr 10km pra resistir ao sol. Corra um. Ninguém me avisou disso e por isso eu sofria. Ninguém me avisou sobre correr de preto ou branco, trocar calçado, beber mais água, trocar terreno, uso de gel, água na cabeça. E se falasse eu era fanático demais pra entender aquilo e achar desnecessário. Agora eu recomendo a vocês que façam o que eu deveria ter feito antes e não fiz, e com isso ter melhorado bem antes do que imaginava.

Mas eu reagia dessa forma somente por não ter muitas informações de como melhorar na corrida na busca de apoio melhor e não ter uma alma viva naqueles dias pra me orientar direito, ainda que eu pedisse. 


*A vantagem da resistência ao sol*

Caso alguma corrida acima de 2h seja feita por você, sendo de largada as 08h, as 10h o sol poderá lhe dar POUCO TRABALHO se estiver treinado(a).

Maratonas de largada as 08h, com o candidato correndo a 4 horas, as 12h ele está "morrendo". Se tivesse treinado para resistir ao sol teria MENOS PROBLEMAS. 
a QUESTÃO é REDUZIR problemas. 

Adianta colocar a maratona pra 06h sendo que as 10h a pessoa irá reclamar do mesmo jeito? Melhor estar condicionada para TUDO! E não só para correr. Praticantes de corrida de rua novatos não entenderão isso.

O corpo humano se adapta a tudo que se imagina, melhor ainda com a temperatura, desde que estímulos sejam dados de maneira inteligente.  O agachamento com 100kg é possível, correr sem camisa no frio, 12h no verão e etc. Tudo começa com um quilo, uma volta no quarteirão no frio ou uma corridinha de um minuto 11h da manhã.

Antes que digam sobre o câncer de pele, testes de dna podem ser feitos em pessoas propensas a ele, e ainda por cima o sistema imune combate algumas formas de câncer e a vitamina D "do sol" é bem usada em todo o sistema ósseo, de onde vem o imune.  





Resumindo

Você pode fazer um teste, iniciando correr um ou 2km no sol forte, e inicie assim. Vez ou outra. Não precisa correr 10 ou  15km. Não ser fanático como eu fui. Beber água, jogar no rosto e nuca, variar por bosque, montanha, riacho em vez de ser só asfalto ajuda. Banho frio reduz e ajuda muito a refrescar. 

Engraçado é que na praia, no lazer, sol forte e a pessoa entra na água fria e não ocorre nada. Porque na corrida seria diferente?

Desejo que este conselho ajude a muitos que tem problemas correndo no sol forte, e que confiem naquele que tentou por 2 vezes quebrar o recorde mundial correndo uma maratona com um ferro de 10kg onde o recordista anterior correu com 6. Daí descubro que levaram 20kg.  Como não precisam levar peso em maratona, o *peso* do sol sobre você pode ser retirado caso treine para isto, dando ao corpo chance para aguentar e resistir. E como todos aqui são corredores de resistência e não de *velocidade*, não há necessidade de o mais rápido possível estar forte pra isso. 

Deixem o tempo passar apenas. 


Acrescentando
Acessem
corredor944blogspot>>>>>>
artigos diveersos >>>>>

apesar do protetor solar não ser necessariamente creme, e que muita gente mesmo assim não usa, descobri que, segundo um amigo meu árabe, eles usam roupas pretas por costume, mas se usarem brancas elas repelem a luz do sol, se aquecendo menos!

por isso meus uniformes são brancos *no verão*
bandana, camisa manga longa, tudo. 
e no inverno, pretos, pra eu absorver energia do sol em excesso e combater o frio. *Deu certo em campos do jordão, k21* {vide link}
  • e se eu disser que uso soro caseiro? 2 colheres de açúcar e uma de sal pra combater a desisdratação exagerada? quando ocorre?
  • e se eu disser que a tática das cores de roupas deu certo? 
  • e se eu disser que quando eu corria de preto no verão em joaquim eu cansava muito mais do que de branco hoje em dia?

Eu dizia antes dos novos participantes entrarem que todos devem fazer um *teste* pra saber como vc se comportaria. E, tentasse gravar esse dia de alguma forma. Um dia vai precisar dele.

Independente se a desidratação acontece por ser o tempo seco ou frio, repor os nutrientes no meio do percurso é necessário. Só não dizem as formas pra vocês




Agradeço a atenção.
Aberto a questionamentos.



Siga-me nas redes sociais!
Link's em azul:
#jesuscristoeosenhor #intellimen #iurd
#eutenhocref #seminhavidavirassefilme #scientiaetvirtus
#pspf #pablosantos_preparador_fisico
#umpassoafrente  #sucessosucessivo  #corredor944

Nenhum comentário:

Postar um comentário