[16º Artigo] A escala de Borg




Conheça seu corpo [36]: INFORME SUAS SENSAÇÕES NO TREINAMENTO

Os exercícios físicos devem ter um senso em que não ocorram nem excessos nem faltas. O suficiente para que os objetivos sejam melhorados num espaço de tempo em que, para cada um, seja entendido como EFICIÊNCIA.

Só porque uma pessoa conseguiu seu objetivo em um certo tempo não quer dizer que todas as outras devam fazer o mesmo (exemplo: emagrecer 10kg em uma semana sendo que a média mundial é 6k; ou baixar o tempo de corrida para 2:55min/km em um ano quando a média  mundial é de 3:13min/km em 2 anos)

As pessoas devem entender que cada um, quando se esforça, conseguirá seus objetivos mais cedo ou mais tarde. A pílula, soro, comprimido, suco, jeitinho milagroso e brasileiro do que realmente precisam chama-se FORÇA DE VONTADE.

Nem todos a tem.

O ACSM (Colégio Americano de Medicina do Esporte), diz que para que haja alterações positivas corporais as atividades físicas em pessoas saudáveis serão mantidas com uma intensidade superior a 60% da capacidade máxima de cada indivíduo.

CADA INDIVÍDUO. Cada um reagirá de um jeito.

Tratando-se de reabilitação os valores serão readaptados conforme o paciente.

As formas de medirmos a intensidade do exercício, a mais usada é a aferição da frequência cardíaca e a medição por esforço, de modo subjetivo é mais um meio para acrescentar, numa margem de segurança, os métodos que o praticante e seu instrutor terão em consenso.

O peso, sobrepeso, cardiopatia e outros supostos problemas podem comprometer desempenhos; mas nada que possa atrapalhar quando o raciocínio é “realista”; existem sim os riscos e sabendo destes riscos prescrevem-se métodos de treinamento para que um “alvo” seja atingido com sucesso. É por isso que eu vi uma vózinha de 95 anos na São Silvestre de 2009! A baixa estatura, musculatura aparentemente “fraca” numa corrida daquela a impediu de realizar este feito em 2h? NÃO. Ela tinha riscos? Sim, mas o treinamento foi realista o suficiente para que algo incrível acontecesse: completar a prova das 17h as 19h.

A medição por esforço subjetivo é conhecida como “escala de Borg” e será melhor explicada na próxima postagem.

Site externo: http://pt.wikipedia.org/wiki/Escala_de_Borg

***

Escala de Borg ou Tabela de Borg.



Cada um tem sua forma de interpretar esforço e a partir disso dizer em forma de reclamação, sugestão ou elogio o que se pensa. Não dá para saber o que realmente a pessoa está pensando; mas supõe-se que pela sinceridade dela o treinamento (neste caso) possa melhorar assim que treinador e treinado se entendam.

Quando os dois lados entrarem em um consenso os objetivos serão concluídos.

A escala criada pelo fisiologista sueco Gunnar Borg para a classificação da percepção subjetiva do esforço promete revelar a quem a avaliar a sensação do esforço e com isso sugerir métodos de treinamentos que possam melhorar a capacidade do interessado; ou revelar erros comuns que precisam ser corrigidos.

As escala numérica de 0 a 12 e readaptadas da original que ia de 0 a 20, o interessado a utiliza para afirmar sua própria percepção de esforço. É, por exemplo, mais uma forma de realizar ma avaliação física além das medições de freqüência cardíaca, por exemplo.




O método subjetivo, que é a tabela, só irá funcionar quando a interpretação for sincera e respeitada o bastante para ser entendida e o protocolo de treinamento sugerido pelo instrutor for realista o bastante para ser interpretado como ideal ou adequado para executar. Um exemplo é sugerir um candidato acima do peso querer realizar um tiro de 400m de corrida no mesmo nível de um de menor peso; ou na academia sugerir agachamento livre 20kg cada lado sendo que o candidato não treinou TODOS os músculos abdominais para suportar na descida do peso, conhecido como “fase excêntrica”.

A tabela de Borg é algo mais pessoal, de foro muito íntimo e só funcionará quando este sentimento (o qual é particular de cada um) for levado em conta na reclamação/ sugestão/ elogio do treino.

É quando se ouve do(s) praticante(s): “o treino foi DA HORA, facílimo”; “O treino foi de boa, mais ou menos”; “o treino foi difícil demais, quase morri”...



Vida longa para todos!





Agradeço a atenção!
Vida longa para todos!




Siga-me nas redes sociais!
Link's
#seminhavidavirassefilme

Nenhum comentário:

Postar um comentário