Circuito de corrida e caminhada do Bradesco


E mais uma vez me encontro neste circuito. Mas distante. 
O desafio estava chegando. Estava enfrentando problemas atrás de problemas e a grande maioria deles era a resposta que vinha referente meus rendimentos de corrida. Ou eu ia bem, ou e ganhava. Era motivo pra qualquer coisinha pra irritar. 

Mas enfim. 

O desejo de escrever meu nome no Guinness Book se aproximava, tinha feito alguns testes e estava resolvendo. 



O jeito era tentar se acalmar, colocar uma musiquinha legal e relaxar.



E acabei ganhando mais um amigo do fecebook. Jacob Rotich, vira e mexe tiro fotos com ele. Não consegui tirar dos demais.


E consegui tirar de outros do grupo dele.



Outro grande amigo, Gladson; que raramente vejo. Desejou boa sorte na faculdade e ainda me espera estar no nível dele para compertir-mos juntos. Será uma honra quando esse dia chegar.



Grandiosíssimo amigo! Quem sabe um dia eu fique de igual para igual com ele.



É o que deu para tirar fotos.




LUASA

Em 2008, Presidente Prudente (clique aqui), já havia visto este logo antes e humilde opinião ignorante e distorcida da época pensava que era uma organização secreta, que veio pra dominar todas as corridas e tal tal tal. Vendo que o queniano naquele dia venceu em primeiro colocado, e tendo 49 anos, pensei: "se ele pode, eu posso! "

3 anos depois (clique aqui) conheci um dos técnicos numa corrida e, de maneira rápida peguei os contatos do líder de todos do grupo (Luiz) , na esperança de que um dia nos encontraría-mos. Um dia, cobrindo férias de um companheiro na empresa que estivemos, na mesma cidade onde o líder deles mora, nos encontramos. Contei minha história e ele entendeu perfeitamente. 

Com ele não tem preconceito, não tem racismo, não tem essa de "não entender o que a gente fala", não tem essa de "dar as costas quando a gente fala"; não tem essa de "vai falando que estou ouvindo"; não tem essa de "fulano disse isso e aquilo e acreditei"... essas coisas e problemas na academia, corridas e tudo mais. Em 2011 fui a casa dele e conheci os quenianos e toda a equipe. 

Não tem essa de correr de "leão", não tem doping, não tem drogas, não tem feitiçaria, não tem só a questão genética. Recebi o mesmo estilo de treino de todos! Corrida DUAS VEZES NO DIA! Dedicação e esforço todo santo dia! BRASILEIRO é foda! Só fala bosta! Com ele não tinha isso não!

É Por isso que ele é o primeiro ganhador da Maratona de São Paulo! Medalhista olímpico!

Daí sem mais nem menos ele mandava treinos. No começo não entendia mas aí o que eu fazia? Ligava. E á distância e por e-mail passava as orientações. Gastava horas e horas no telefone interurbano ligando no celular dele tirando dúvidas. Tentava eu fazer a ficha semanal inteira. Quando não dava eu avisava, pois disse que faculdade puxava muito e isso também ele entendeu.

Ele explicou CORRETAMENTE o que é "fartleck", os tiros de 400, 500, 1000 metros, e disso tudo eu não sabia! Adorou saber que eu adorava fazer meu "longão" de domingo. Eu disse na faculdade como era meu treino; professores e alunos convencidos foram totalmente contra mas EU afirmei que não iria discutir com medalhista olímpico. Ele manda, eu faço! Já falei na sala de aula: "vai lá e conversa com ele". Ninguém ia. Porquê?

E numa sala de aula na faculdade onde me chamaram de burro não tem moral nenhuma de me dar opinião! 

Esse cara mudou minha vida no atletismo. Ele é mestre do atletismo. Um dos maiores que o mundo inteiro já viu. 

Tudo eu contei pra ele, menos o que queria fazer quanto ao Guinness Book, pois já é pessoal e ele mesmo não estava a fim de saber. Só desejava que eu treinasse, perguntou como eram as condições do parque ecológico e quando que eram as provas na faculdade. Invertia treinamento; deu sermão por telefone; provou que posso treinar em qualquer lugar e isso derrubou um tabu desgraçado na minha cabeça quanto a isso; eu gastei uma boa nota em ligações interurbanas mas eu pago o preço! Paguei o preço! Sinto orgulho de ter sido aluno dele! Ainda que por pouco tempo. Ajudei quando podia, paguei uns meses de treino e depois não podia mais. Olha, sem palavras! 

E eu ainda fazia avaliação física com minha frequência cardíaca de maneira alternativa, era tudo sob controle, o que ele falava tinha sentido! Queria um dia ser como ele!

E é incrível saber que tem gente que joga as coisas fora. Pra quê ligar no celular de alguém horas e horas pra nada? Gastar dinheiro com o que não precisa? Uma ligação para meu orientador é cara demais? Pra mim não foi. Já gastei com muita coisa inútil; desta vez não iria perder a chance em nada. 

São essas coisas que nos separam das pessoas. Algumas voam mais alto ou mais baixo por causa disso. Graças a estas coisas que ele ensinou me sinto muito mais forte e seguro. Pisava no chão forte, olhava para frente, o futuro estava assegurado.

A corrida de rua, depois das orientações dele, nunca mais foram as mesmas. 




Agradeço a atenção!
Vida longa a todos!

Adicione meu blog em seus favoritos! Acesse corredor 944 - o atleta
Siga-me nas redes sociais!
Clique nos link's em azul:



Nenhum comentário:

Postar um comentário