[47º Artigo] o EXERCÍCIO FÍSICO e o OBESO


Iniciando

Baseado neste artigo australiano, publicado no Journal of Science and Medicine in Sport (confira); a doença renal vem destes fatores conforme tabela traduzia abaixo.

A pessoa que tem uma vida sedentária, por muitos anos, terá um (vários) problema(s) de saúde no futuro.




Esclarecimentos e "tira-teima"

Inúmeras pessoas vêem a gordura corporal como vilã e inútil. Mal sabe ela que esta mesma gordura corporal é seu isolante térmico, um sistema de defesa, está nas mamas e fabrica leite materno, grande fonte de energia, entre outras funções. 

Porém em excesso, esta mesma gordura se volta contra a pessoa.

E mal sabem se estão em risco ou não porque sequer  vão a médico! 

O obeso não se enxerga como doente. E na verdade obesidade é uma inflamação! O corpo produz gordura corporal em excesso por algum motivo (polimorfismo, DNA, má alimentação) e isso PODE SER COMBATIDO!

Para saber se você leitor é obeso, use a tabela de IMC a seu lado direito de meu blog e o resultado sairá. Outros testes de sangue e urina podem revelar se a pessoa está em risco. 




O acúmulo de gordura, intimamente ligado às artérias que compõe o miocárdio (músculo do coração)  e outras artérias induzem ao aumento de pressão sanguínea. O acúmulo de gordura destas mesmas artérias causa aterosclerose (doença crônica; placas compostas por lipídios ou tecido fibroso, formando-se nas paredes dos vasos). As hipóteses do surgimento, além do tabagismo e sedentarismo, álcool, diabetes, entre outros. 


As vertentes (possibilidades) são INFARTO  ou  DOENÇA RENAL no futuro. 


Alguns protocolos de treinamento, como o limiar anaeróbio sugerem a queima de gordura como exercício leve e por longa duração, e que garante maior segurança. Nem todo treinamento de musculação (resistido) e/ou "HiiT" é indicado pois não se sabe se esta mesma pessoa obesa tem músculos fortes o suficiente para aguentar uma sessão mínima para induzir a aceleração do metabolismo dela, e nem as condições cardiológicas pois o miocárdio se comporta da mesma forma. É bem provável que um "pedaço" desta placa saia e provoque um infarto caso o coração trabalhe de uma maneira que não estava acostumado; onde numa maior frequência a quantidade de sangue fez alguma parte  mais frágil de gordura se desprender e percorrer até o "calibre" mais fino da artéria coronária do miocárdio. A próxima "batida" do coração numa artéria "entupida" o explodirá, em alguns casos mais extremos.  


Poranto, o EXERCÍCIO FÍSICO faz reduzir a gordura corporal num todo, e consequentemente a redução desta placa aterosclerótica, reduzindo o risco das duas provaveis doenças crônicas; sugerindo  o exercício aeróbio uma forma mais segura para iniciantes em protocolos de treinamento e redução de peso.


ENCERRANDO

Em breve, mais textos a partir do raciocínio deste artigo.



Agradeço a atenção.
Aberto a questionamentos.

Vida longa para todos!




Siga-me nas redes sociais!
Link's em azul:
#seminhavidavirassefilme
#eutenhocref #corredor944

Nenhum comentário:

Postar um comentário