[12º artigo] FREQUÊNCIA CARDÍACA MÁXIMA




Existe uma ferramenta em estatística, conhecida como CURVA DE GAUSS, que descreve uma série de fenômenos físicos e possui grande uso na estatística inferencial. É descrita por seus parâmetros de média e desvio padrão e determina probabilidades.

Um dia, as organizações de saúde de cada país resolveram aferir as frequências cardíacas de seus habitantes; fizeram contas usando a média (matemática) e desvio padrão (margem de erro e variação) até que chegaram a um bom senso, em valores: 210 - 220 - 230.

Significa dizer que; a frequência cardíaca, no ser humano gira em torno de 220BPM. No que isto é importante? Baseado nesta informação como média, as pessoas podem aferir sua frequência cardíaca e saber em qual dificuldade ela poderá fazer “tal” exercício. A ideia é que além de ser o único marcador de carga do exercício usado por qualquer praticante, hipertensos possam ser integrados nas atividades físicas sem medo, desde que se policiem.

Na falta de um polar, marca-passo ou monitor cardíaco (que é o meu caso), darei a seguinte instrução:

PRIMEIRO - para ter uma BASE de qual é a sua frequência cardíaca, SUBTRAIA de 220 a sua IDADE e você saberá que o resultado é o limite de sua FREQUÊNCIA CARDÍACA MÁXIMA, (FCMax) e que passando deste limite possivelmente ocorrerá problemas.

SEGUNDO - durante o exercício (OU A QUALQUER MOMENTO) pressione sua jugular (veia do pescoço) durante 10 segundos e conte as pulsações cardíacas. O resultado multiplique por 6 [ou 15 segundos e multiplique por 4].

TERCEIRO – vide meu exemplo: eu na minha “corridinha mixuruca”, estou fora de qualquer possível problema pois estou dentro de um conforto aceitável do corpo, ou seja, a corrida está leve e tranquila. Se eu correr mais rápido ou fizer mais força a minha  FCMax irá subir. Estas aferições TODOS PODEM fazer A QUALQUER MOMENTO, desde que saibam matemática. Mas não é tão difícil se praticar. Aliás os tempos mudaram e além das calculadoras nos celulares, inseparáveis das pessoas, não creio que haverá impedimentos nos cálculos, talvez o esquecimento.



 Acho que o desenho já resume tudo. Então, bons treinos a todos.




Espero que tenham gostado dessas dicas.
Escreverei milhares mais!





Agradeço a atenção!

Vida longa para todos!






Siga-me nas redes sociais!!!
Link's






Nenhum comentário:

Postar um comentário