Como eu "passei" no ENEM

INTRODUÇÃO

Depois deste texto, desejo - não espero - ser visto não apenas como alguém de respeito; mas como alguém que mostra outra realidade;  a mesma que está muito longe do que a cabeça dos adolescentes e hoje imaginam e; se não encararem os fatos; protestos como os de 2013 serão inúteis, terão fama de alienados, manipulados e tudo o que podemos ser de melhor nunca seremos. 

Paralelo a isto, desejo ser visto como um exemplo de que se um jovem homem negro morador de favela conseguiu por anos uma bolsa de estudos na faculdade e, SE FORMOU, portanto, declaro que OUTROS PODEM FAZER O MESMO!

Desde que.... se dediquem!

Por fim, desejo - não espero - que os interessados leiam, releiam, perguntem, e novamente até que entendam todos os fatos. Sair por aí falando conforme "pegou o bonde andando" são manias que os mais velhos já fazem e que por isto o Brasil está desta forma. Ler contratos, legislações, saber como funciona ninguém se interessa. "Meter o pau" num sistema onde não se entende nada brasileiro adora fazer. Não quero que meu texto seja mau interpretado  por pessoas cuja interpretação de texto é ridícula independente da idade. Idade não significa maturidade. 

Leia e releia o texto quantas vezes forem necessárias.





O FIM E O INÍCIO DE UMA SAGA


Pode parecer engraçado mas fui irônico mesmo. O que tem de gente que ainda não entendeu como funciona o Enem desde o dia que foi criado, em meados de 2002, 2003, é terrível! Tanto se repete na tv mas cadê? Agora do BBB todo mundo sabe!

Sim, escrevi "como passei no Enem" para ver a reação do pessoal. E para corrigir todos aqueles que se acham os espertões e intelectuais, principalmente aqueles que na faculdade discriminam tudo e a todos, escrevo: no ENEM NÃO SE PASSA! Seu ignorante! É um  exame em que MOSTRA como o candidato SE SAIRIA em um vestibular COMUM

Orkut, Msn, pessoalmente; olha, cansei de repetir a mesma música conforme os anos.

Se você já foi mal no Enem, estude mais! Simples. 

E por ironia, queria ver quantos clicariam no título deste texto para vir zoar depois. Fora que o que tem escrito mais abaixo assustará mais ainda. 


Resumindo, O Enem não valia nada por uns 2 anos até que inventaram o ProUni, não lembro quem resolveu usar a nota do Enem para que os interessados conquistassem suas bolsas nas faculdades e agora mano.... virou essa parafernália que está! Ja já eu explico o porquê disso.

Me lembro que o número de interessados dava dó. No quartel, quando soube desta "união" dos dois programas, quase entrei em guerra lá dentro, por pouco não brigo com o tenente Moreira e não vou preso. Tudo porquê o expediente militar e os correios se encerram às 17h, e eu nunca conseguia liberação para sair mais cedo e me inscrever. Vida de soldado... Por fim, cheguei faltando 3 minutos para o fechamento do portão do correio, me inscrevi e deu tempo. 

2005.


E só em 2009 fui ter a nota abaixo. Clique nela.



Lembra da parafernália? Bom, Em 2009 por causa de muita polêmica que o povo brasileiro adora inventar resolveram introduzir a redação nas provas. Nesse ano por causa de outras polêmicas já conhecidas resolveram fazer 2 dias de prova. Foi muuuuuuuuito cansativo. E sabe porquê que fui bem na redação? Já escrevi um livro de ficção mas nunca deu certo porque as pessoas não dão valor a literatura. Pra quem já escreveu um livro, não escreve uma redação?

Ainda tenho a folha de rascunho dela; hoje em dia não dá mais pra levar. 

Pra quem não entendeu ainda, a parafernalha da qual me refiro é:

  • a desculpa do maldito celular ligado
  • as colas
  • vazamento de prova
  • desvios de conduta de fiscais, gerentes e aplicadores de prova
  • mania do povo chegar atrasado na prova e o jeitinho brasileiro por causa disso.
  • os escândalos variados de quem não chega no horário, chegando a se tornarem "memes" na web. 
  • as comparações de quem chega cedo a um show qualquer, balada ou farra e não chega cedo a uma prova e a reação de quem supostamente "toma as dores" do(s) atrasado(s), com inúmeras desculpas em cima disto.


É por causa desse maldito comportamento que a escola NÃO ENSINA é que o Enem tem sido desse jeito que se vê por anos que se passam. Antes o celular era ignorado. Hoje o relógio de ponteiro não entra! E garanto: o melhor sistema de segurança que existe na aplicação de provas NÃO SERÁ SUFICIENTE enquanto o CARÁTER da(s) pessoa (s) estiver em jogo. Jogo de quê? Da sem-vergonhice, cinismo, da vagabundagem. Na minha humilde opinião.

O ditado "por causa de um todos pagam" se encaixa perfeitamente nisso. 





A CHAVE DA CURIOSIDADE


Bom, 2004 não me lembro se havia o programa ProUni. E porque eu, de 2005 até 2009 demorei para ter esta nota? Foi porque eu sou negro e os seguranças nas faculdades embaçavam demais? Não só por isso. Porque de estudo eu era muito ruim!

Ruim como? Não tinha tempo pra estudar. Era vender doces, depois depósito de supermercados, depois quartel, depois promotor de vendas, depois call center, depois depósitos de carga de supermercados, depois transportadoras.... e aí? Que dia eu poderia estudar? Sei lá. Os cursos técnicos que eu tive consegui ou pedindo, ou vestibulinhos pequenos e medianos mas estudar mesmo pra "passar no Enem"... cadê? 

Demorei 6 anos pra entrar na faculdade. Entrei. Demorou. Mas entrei. 

Tá. Precisava demorar tanto para baixar a nota? Não. Enem era uma vez por ano, e estava eu lá, esperançoso, fazendo "figuinhas", achando que minha mão seria guiada por um ser mágico ou alado me dando as respostas certas.... Será que você já não viu isso por aí antes?

Sim, reconheço que devia ter estudado mais para conseguir notas boas no exame anual; e por não aceitar ficar parado fui fazendo o que dava pra fazer. 

Eu me virei.

O que você está fazendo? 


Vai fazer oraçõezinhas, campanhas de igreja, oferendas, promessas, juramentos, cortar os pulsos, "dançar pelada(o)" no meio da rua pra conseguir ou não uma bolsa dessas? Isso é o que eu fiquei sabendo pelo orkut. Imagina o que ninguém disse né....

Digo a você estudante; que ESTUDAR não é nada mais nada menos que sua obrigação. Só demorei 6 anos para entrar na faculdade por "n" fatores mas se eu quisesse ter esforçado eu entrava. Pelo menos os cursos técnicos nesse meio tempo serviram pra alguma coisa. No momento sinto desgosto em ter entrado em algumas salas de aula ano passado e ter descoberto que todo mundo está pensando que irão entrar de boa do mesmo jeito que fazem o Saresp. Tá... vai lá que eu quero ver!!!!


Encerrando esta parte, vi que as notas eram boas; até confesso que nas orações daquele ano este Enem seria o último caso eu não ganhasse a bolsa. Era esperar o ano virar, me inscrever e ver no que dava.

A sorte é que eu tinha e tenho ainda a vida de atleta, que fez passar o tempo. Vide o lado esquerdo deste blog.




enfim, o PROUNI




E se eu disser que o processo do ProUni é pior que o do Enem, alguém acreditaria? Se eu soubesse de como funcionava  teria feito tudo antes ou deixado para lá. 

Mas são coisas que aprendo; a não ser mais um brasileiro comum, alienado, iludido e "disperso".

Se eu tivesse lido o REGULAMENTO de como funcionava o ProUni, a correria seria menor. Mas também, aprendi.

Contarei como foi o processo em 2010. Se as coisas mudaram depois disso, não sei; se eu fosse você procurava saber. E tem gente que reza para muitos NÃO SABEREM. 


  • questionário



Lembra do questionário "sócio-econômico"? Pois é, se você escreveu que sua mãe, irmã não trabalham e sua renda é de $600,00, vai ter que comprovar. 

No meu caso, minha irmã tinha 12 anos. Trabalha? Não. Ótimo; tem que fazer uma declaração dizendo que tal tal tal. Senão? O governo pode achar que ela tem é 21, tem dinheiro e negar a bolsa.

Minha mãe. Trabalha? Sim. Registrada? Não. Ótimo; tem que fazer uma declaração dizendo que tal tal tal. Senão? O governo acha que ela tem sim dinheiro e negar a bolsa. Trocarei a frase "negar a bolsa" por "tralalá".

Meu pai. Cadê? Não sei. Tem papel do divórcio? Tem. Ótimo; tirar xerox e tem que fazer uma declaração dizendo que tal tal tal. Senão? "tralalá". "tralalá". "tralalá".

Moramos aonde? No Alphaville? Não; no São Fernando. Tem escritura em cartório? Não? Da Cohab? Prefeitura? Ótimo. tem que fazer uma declaração dizendo que tal tal tal. Senão? "tralalá". "tralalá". "tralalá".

Tem 2 empregos? Não? Tira xerox das 2 folhas subseqüentes ao registro atual. Senão? O governo pode achar que eu tenho é um outro emprego de 5 mil  de salário e "tralalá"."tralalá"."tralalá".

Mano, de umas 30 folhas de xerox autenticados e documentos originais QUE TEM QUE SER LEVADOS LÁ! 

Já arrumou emprego? Pois é, é tudo aquilo ali de xerox MAIS os documentos que tem a ver com sua vida SOCIOECONÔMICA





  • entrevista


Com minha bicicleta velha, no meio dos carros, arrumando confusão no trânsito, enrolando o patrão na transportadora, indo e voltando do centro pra Unip duas vezes procurando lugar decente pra tirar xerox, pedalando na calçada e na contramão, procurando dinheiro, moeda, sacando de caixa eletrônico que preste,  entreguei os documentos e.... bom, tem a MALDITA SENHA. Faltei serviço, tive que pedir, e fiquei lá plantado horas ali no portão. 


Chegou minha vez, a mulher que já tinha me visto várias vezes no dia, abismada, agilizou. Folheou folha uma a uma. Saiu da mesa. Buscou um carimbo, bateu numa folha e pediu pra assinar: "a bolsa é sua". 




  • pontuação



Percebi isso anos depois: Quando se inscreve pro ProUni;  A BOLSA JÁ ESTÁ LA. Só pega quem o quê?


É que nem corrida. O troféu está só esperando o dono! Então pronto!


A nota do Enem pode ou não corresponder com a nota de corte da faculdade. Quando  me inscrevi das outras vezes, a bolinha do meu nome era só vermelha. Nesse ano, ficou verde, em segundo colocado. Eu era o terceiro; o primeiro foi pra outro curso portanto estava FORA da lista, mas entrei. 


O interessado pode se informar na faculdade que deseja QUAL É A NOTA DE CORTE/ META/ MÁXIMA que tem um curso? LÓGICO!!!!! Só que.... a faculdade pode se reservar no direito de NÃO FALAR. 

Por via das dúvidas, o que eu falo para meus alunos é o quê? ESTUDEM, MEUS FILHOS! ESTUDEM! 

É por isso que eu repito a frase - e tem aluno "vagabundo" que não gosta - o que vocês estão fazendo?

Simples! Red Tube, "Stardolls", "Po", MPX.com, globoesporte, Ultimate Figthter, rebolar na frente da webcam pra não sei quem... etc. 

Alunos, Acham mesmo que eu não observo o comportamento de vocês? Como podem reclamar de alguma coisa que não fazem esforço? Aí quando eu vejo o porquê de não esforçar tanto, tá aí... 

Professores, por quanto tempo vocês deixarão de ser "primários"? Quando vão aceitar que os tempos mudaram? Ainda acham que os estudantes tem as mesmas cabeças que vocês tinham a anos atrás? 

E infelizmente, mais uma vez, tenho que escrever, de novo: "por causa de um todos pagam". É essa parafernalha que eu queria que acabasse. Mas não vai.... 





COMPROVANTES




Notas do 4º semestre




Notas do 5º Semestre




Notas do 6º Semestre

Só tive um probleminha com meu tcc, o novo; o antigo já estava pronto. E passei!



Notas do 7º Semestre




Notas do 8º Semestre




Faz um favor pra mim?
Se eu posso, você pode.
Chega de frasesinhas de fim de ano, promessinhas, essas porcariadas. Toma vergonha na sua cara e vai estudar.

Claro, me dirijo a quem diz que vai passar na faculdade mas não estuda. Vai passar sim. De uma cadeira pra outra. Otário!

AGORA SE VOCÊ É ESFORÇADO(A), dedicado(a), e quer jurar a bandeira conforme eu jurei podendo até ser mais inteligente do que eu, garanto: te dou meu apoio! Se dedica que tu entra! E vai dar certo! Aaaaaaaaaah vai! Se o burro, viciado e desconcertado aqui conseguiu, você não vai porquê?


Você pode ser o próximo!

E pra finalizar tudo, Claro, uma participação divina teve a ver com isso? Sim reconheço, e agradeço todo dia. Nem acredito às vezes que tenho diploma. Creio eu que, de tanto quebrar a cara, se acerta. Não há necessidade para tantas dores de cabeça.

As coisas são simples, são as pessoas que complicam. 


 2013





Boas aulas para todos?

Que nada, faça da sua sala de aula seu pré-vestibular.




Siga-me nas redes sociais!
Link's em azul:
#seminhavidavirassefilme



 2014

2013 


Nenhum comentário:

Postar um comentário