[51º Artigo] o EXERCÍCIO FÍSICO e o HIPERTENSO


Iniciando

Uma doença silenciosa, que se inicia devido a hábitos alimentares impróprios, sedentarismo, genética, excesso de sal, fumo e álcool, algumas drogas, vida estressante, vem aumentando entre os brasileiros. Números alarmantes mostram que novas vitimas poderiam ser evitadas e quem já está com a doença não tem informações suficientes de como tratar de maneira eficiente. Para os doentes controla–la é um desafio. Os exercícios físicos, como os aeróbios em conjunto com os resistidos mostram–se como ferramentas no controle e desta doença, principalmente para doentes que não possuem condições para arcar com gastos farmacológicos, sendo um método alternativo, eficiente e de fácil acesso. 

Em alguns momentos tal doença poderia ser evitada. Em outros casos seu aparecimento, ainda que não seja inevitável pode ser postergado. 

Refiro-me a HIPERTENSÃO! Exemplificando; tensão das artérias superior a normal. 




Curiosidades

Uma pessoa que é hipertensa ou deseja fazer exames relacionados deve procurar um NEFROLOGISTA ao invés de um CARDIOLOGISTA. Fatores do sistema RENAL influenciam diretamente no comportamento cardíaco. Não significa que o cardiologista saiba menos que o nefrologista, porém especialidades devem ser direcionadas, e neste aspecto, causadores da hipertensão na pessoa vêm deste sistema regulador, vindo do sistema renal.




Artigo

Baseado neste artigo australiano, publicado no Journal of Science and Medicine in Sport (confira); a hipertensão vem destes e outros fatores conforme tabela traduzia abaixo.

A pessoa que tem uma vida sedentária, por muitos anos, terá um (vários) problema(s) de saúde no futuro.




Escolhendo aoo acaso, uma pessoa sedentária, de baixa aptidão cardiorespiratória, tendo problemas com pressão sanguínea e abusando pro exemplo, do sal. No corpo, Existe um sistema que controla o fluxo sanguíneo de inúmeras formas. Um deles é bioquímico: renina angiotensina aldosterona. Regulada pelo sistema RENAL (além do sanguúneo) controlará a PRESSÃO ARTERIAL. Numa queda de pressão arterial o organismo libera este sistema. no caso o FÍGADO a enzima "angiotensina"; se liga a urina do rim produzindo angiotensina 1, que é um VASOCONSTRITOR LEVE. [Significa que deixa mais "rígida/dura" a tensão das veias]. Aparecendo outra enzima, conversora de angiotensina 1, que converterá a angiotensina 1 em angiotensina 2, fará a REAL função vasoconstritora e ainda estimulará a aldosterona, que faz a RETENÇÃO DE SÓDIO. O rim controlará o fluxo e a pressão arterial. Por isso o nefrologista é mais indicado para consultas que o cardiologista.




EXERCÍCIO FÍSICO estimulará o sitema renina angiotensina, pois a própria fisiologia do exercício permitirá isto. Para um paciente renal crônico, por exemplo, que tome inibidores e/ou bloqueadores de ECA, precisa-se realmente saber o que se toma antes das atividades. O paciente, responderá ao exercício, a pressão cairá e os medicamentos a farão cair mais ainda. 


Torna-se promissor a redução da pressão arterial e de acidentes como AVC caso a pessoa reduza a gordura corporal total, acelere seu metabolismo, melhore as condições renais e cardíacas, a massa óssea voltando a seu devido lugar e não acumulando na válvulas do coração nem nos glomérulos dos rins causando hiperfiltração e supostas insuficiências cardíacas. 



Encerrando


Embora tenha usado apenas um único artigo para desenvolver estudos e vertentes, dando exemplos de como as pessoas devem se comportar para melhor, todos os outros artigos que me deram mais esclarecimentos sugerem novas pesquisas para o desenvolvimento humano. Portanto Abordarei este mesmo assunto novamente; num futuro próximo.






Agradeço a atenção.
Aberto a questionamentos.

Vida longa para todos!




Siga-me nas redes sociais!
Link's em azul:
#seminhavidavirassefilme
#eutenhocref #corredor944

Nenhum comentário:

Postar um comentário