[5º artigo] Horário de verão

Horário de verão


Definição:
·        O horário de verão contribui para reduzir o consumo de energia, mas a medida só funciona nas regiões distantes da linha do equador, porque nesta estação os dias se tornam mais longos e as noites mais curtas. Porém nas regiões próximas ao equador, como a maior parte do Brasil, os dias e as noites têm duração igual ao longo do ano e a implantação do horário de verão nesses locais, traz muito pouco ou nenhum proveito. Contudo, seu maior efeito é diluir o horário de pico, evitando assim uma sobrecarga do sistema energético. Segundo o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), “O Horário de Verão tem como objetivo principal a redução da demanda máxima do Sistema Interligado Nacional no período de ponta”. Isso é possível, pelo fato da parcela de carga referente à iluminação ser acionada mais tarde, que normalmente o seria motivada pelo adiantamento do horário brasileiro em 1 hora. O efeito provocado é de não haver a coincidência da entrada da iluminação, com o consumo existente ao longo do dia do comércio e da indústria, cujo montante se reduz após as 18 horas.

Todo ano é a mesma coisa: uma correria pra acertar o relógio, acordar uma hora mais cedo, tentar acostumar com o “tudo escuro quando sai de casa”, enfim. Engraçado que a meta para atingir os 5% de economia de energia no país todo é a mesma promessa todo ano. Já se perguntaram se essa meta foi, alguma vez na vida, batida?

Mudando de assunto, o negócio é as corridas e o horário de verão, principalmente quando o assunto chama-se SOL.

Sempre percebi em todos os anos que as informações do perigo de exposição prolongada ao sol estão nos horários 10h às 15h. Outras fontes informam das 11h as 16h. Ok. Também percebo que sempre existe um especialista “A” formado na universidade “tal” com doutorado “nisso e aquilo”, que lança uma nota ou artigo com essa informação, e tempos depois aparece outro especialista “B”, professor “disso”, formado em “tal lugar”, criador de “X projeto”, dizendo que o perigo é outro horário.

Afinal de contas, que raios de informações diferentes são essas?

Afinal de contas, que horas eu ou qualquer pessoa preocupada com o sol pode correr livremente?

Temos que entender que em primeiro lugar temos uma mudança de horário cuja lei está em vigor a mais de 79 anos; medos de 1935 – posso dizer ultrapassada por sinal – e que a consciência de exposição ao sol não deve estar no horário do relógio em si – cujo objeto tem ponteiros que podem ser alterados a qualquer momento né? – e sim na percepção de que tal horário, para algumas pessoas a exposição solar é prejudicial. Ou seja, é como se as pessoas perdessem com o tempo a capacidade de saber analisar se o sol está forte demais para ela. Como que nossos avós sobreviviam na época sem relógio de pulso e I-Pod?

Portanto, em segundo lugar, deve-se basear na informação do HORÁRIO NORMAL, mais conhecido como HORA OFICIAL DE BRASÍLIA, e analisar o horário prejudicial à exposição solar que deve ser evitada para estar e fazer sua atividade física em questão – corrida. Portanto, das 10h às 16h é o horário não indicado para corridas. Talvez o desencontro ou a não concordância com as informações de professores ou especialistas sejam por duas razões muito simples: a primeira é o avaliador sair ao sol, o sentir e ver o horário, se esquecendo do fuso-horário em vigor; daí tira suas conclusões e publica, e aí começa a confusão – pelo menos é o que eu vejo por aí – e a segunda é que, de uma maneira peculiar, um dos lados deseja “falar bonito”, e falando bonito é muito bem visto por sinal. Bem visto por quem?


Deixando estes questionamentos e políticas de lado, e sabendo mais uma informação interessante, o leitor deste texto saberá que o horário não é indicado para correr, mas não quer dizer que seja proibido. Vira e mexe temos pessoas correndo por aí, ao sol do meio-dia, correndo como se fossem 08h. E ai da gente se formos dar alguma dica a elas. Essas pessoas com certeza se libertaram de alguma coisa que os prendiam; seja da confusão do horário que todo ano temos que mudar, seja do desencontro e discordância do melhor horário para correr falado por muitos “especialistas”; seja pela falta de tempo mesmo ou opções para treino; mas provavelmente não agiriam na loucura, alguma razão as faz correr neste horário. O importante é, além de saber dessas coisas, é que aumentando a temperatura em cerca de 1 a 4ºC, a pulsação de uma pessoa aumenta 16x durante o exercício. Resultado da baixa umidade e do calor excessivo.


Agora para aquele que deseja quebrar um limite, um sonho, um desejo, não há tempo ruim, ainda que leis e governos modifiquem o fuso-horário do mundo!


Acertem seus relógios, boa corrida e Libertem-se!

Obs: Texto não publicado em outras mídias. Quando o for o link de seu acesso  estará disponível.


Isso é tudo. 



Vida longa para todos!

Link's


#seminhavidavirassefilme





Nenhum comentário:

Postar um comentário