[45º Artigo] o EXERCÍCIO FÍSICO e o DOENTE RENAL

INICIANDO

Iniciarei a partir deste artigo uma seqüência por tempo indeterminado de textos que ajudarão doentes ou não de doenças metabólicas ou não em sua vida diária. Crendo eu que a corrida é uma grande ferramenta no tratamento destas doenças, investirei meus conhecimentos pegos na pós graduação da qual estudo e com isso ampliando possibilidades para as pessoas. Este artigo em específico será replicado posteriormente. Há um vasto raciocínio contido nele. 

O desejo maior de estar um passo à frente será cumprido.

A prevenção é a melhor forma de obter uma qualidade de vida excelente e a longevidade por consequüência. Missões de um professor de educação física.




o EXERCÍCIO FÍSICO e o DOENTE RENAL


Baseado neste artigo australianom, publicado no Journal of Science and Medicine in Sport (confira); a doença renal vem destes fatores conforme tabela traduzia abaixo.




Escolhendo ao acaso uma pessoa sedentária, que iniciará um dos problemas acima a qualquer momento (obesidade; baixa aptidão cardiorespirarória) esta pessoa terá alguns problemas.

Vertentes: Imaginando que ela se torne OBESA, o próximo problema que ela terá por conseqüência é o aumento da PRESSÃO SANGUÍNEA (mesmo raciocínio da hipertensão); e com isso o aumento da pressão INTRAGLOMERULAR. Glomérulo é um emaranhado de vasos capilares que estão nos rins filtrando SEU SANGUE. Há por volta de um milhão em cada rim. 

Caso esta pressão sanguínea não seja reestabelecida e continue a causar problemas, esta pessoa terá DISFUNÇÃO RENAL

E antes que isto se torne um problema esta pessoa deve procurar AJUDA. 

Chegando uma pessoa doente renal pedindo uma prescrição de exercício, o que eu enxergo? Um problema, e o mesmo SERÁ RESOLVIDO.



o DESENHO acima é o exame ou diagnóstico que esta pessoa se encontra. Portanto penso no estado atual dela e prescrevo o exercício a partir disto.

A razão para esta pessoa praticar EXERCÍCIO FÍSICO é o corpo ter de volta a  recuperação da HIPOTENSÃO pós exercício. Hipotensão é a baixa pressão sanguínea. Pós exercício é o tempo ou momento em que não está em prática alguma de atividade e isto é que é o interessante para mim. 

A pressão glomerular voltará a seu estado normal, melhorando a eficiência dos "causadores" do aumento de pressão sanguínea, que por algum motivo induzem as pressões desrreguladas. E com isso melhora a função renal, deixando-a mais EFICIENTE


Propondo eu um treino aeróbio de 3x na semana entre 40 e 60 minutos e 2x treino de musculação/ resistido, LEVES; intercalados entre si, sendo a musculação em circuito de até 30 minutos, a expectativa será este ganho destes benefícios.

E por ser exercício aeróbio, outro benefício indireto e relativo é a perda de gordura, medida por circunferência ao invés da balança. Reduzindo a gordura corporal excessiva, outros problemas serão reduzidos ou eliminados.


ENCERRANDO

Em breve, mais textos a partir do raciocínio deste artigo.




Agradeço a atenção.
Aberto a questionamentos.

Vida longa para todos!




Siga-me nas redes sociais!
Link's em azul:
#seminhavidavirassefilme

Nenhum comentário:

Postar um comentário