[63º Artigo] Panturrilha



Parte do sistema locomotor humano, que na perna popularmente falando tem este nome. Musculatura que envolve gastrocnêmio, sóleo e tendão de Aquiles, que formam um conjunto chamado tríceps sural. 


Há um ano atrás, (19/01/16) Uma queixa dada no grupo dos "Viciados" (facebook) sobre uma pessoa que tinha problemas com a panturrilha, correndo na esteira e por 10 minutos sofria com dores, tendo ela 1,80m e 71kg, expliquei:


" a grosso modo, há possibilidades
1] panturrilha funciona como um "segundo coração". Que também precisa de fortalecimento. Alguns exercícios para panturrilha são indicados no sentido de que essa musculatura [a mais forte do corpo a meu ver, pois te sustenta ao longo da vida no quesito locomoção] precisa se manter forte num novo ritmo/marcha; no caso, corrida.

2] treinos de tiros ou troca de velocidade NÃO GARANTEM que as dores saiam, embora estes mesmos treinos sejam voltados para ganho de força e velocidade num determinado trecho. Mesmo que os use, existe um fator conhecido como trocas de velocidade e será exigido da panturrilha uma força, a qual nela não existe, portanto o método não é tão bem vindo assim.

3] a possibilidade de trocas de calçados, intercalados, obrigam o músculo a se fortalecer no sentido de que deve se acostumar com os calçados. Com isso o fortalecimento indireto é garantido, pois toda essa região, pé e calcanhar de Aquiles estarão flexíveis e fortes demais para terem problemas com um par só.

4] normalmente as pisadas pra dentro e pra fora dariam diagnóstico de canelite, o que não é o caso. 

5] a postura na corrida pode indicar que todo o peso do corpo vá para trás, fazendo força na panturrilha excessiva, o que não acredito pois a lombar também iria "reclamar". Uma postura mais ereta; reta; melhora estas condições.

6] mesmo que digam que pisar com o calcanhar lesiona e tudo mais, não acredito muito nisso. Romanos, persas, africanos, escandinavos, índios, quenianos, creio que até o Filípedes em corridas comuns pisavam com o calcanhar e ninguém quebrou o pé ou teve problemas parecidos que se saiba; a não ser na guerra. 

A solução é, então, exercícios de panturrilha. Fortalecer o que não há para garantir um tempo maior de corrida. Falo isso porque eu corria de ki-chute, tênis minimalista. Aprendi isso de outra forma. E abaixe o ritmo da corrida por um tempo, depois volte ao que era antes. "
#corredor944


Desejo que esta pessoa, lendo meu conselho, tenha conseguido um condicionamento melhor.


Agradeço a atenção.
Aberto a questionamentos.
Vida longa a todos.


Siga-me nas redes sociais!
Link's em azul:
#jesuscristoeosenhor #intellimen #iurd
#eutenhocref #seminhavidavirassefilme #scientiaetvirtus
#pspf #pablosantos_preparador_fisico
#umpassoafrente  #sucessosucessivo  #corredor944

Nenhum comentário:

Postar um comentário