[57º Artigo] Osteoporose e o EXERCÍCIO FÍSICO


No segundo semestre de 2010, Quando estive na faculdade, participei de inúmeros trabalhos na "Semana da Saúde" e na apresentação de banner, um destes trabalhos era este. E por acaso, resolvi retirar de meu caderno e postar para todos.



Titulo – OSTEOPOROSE
Autores: SANTOS, P; PERES, R. N; FERREIRA, A; LAGOA, L. P; ARCIERI, R. M.
Orientador – prof. Dr. Rubens Moreira Arcieri.
Curso de Educação Física, 2° semestre diurno
Instituto de Ciência da Saúde.
Campus Magalhães Ferreira, Campinas (SP)
Disciplina – Biologia
Apresentação – Painel





A osteoporose é uma doença óssea caracterizada pela diminuição progressiva da densidade óssea em conseqüência de menor aposição óssea e maior atividade de reabsorção óssea, enfraquecendo assim os ossos tornando-os mais susceptíveis de fraturas. Observamos basicamente dois tipos de osteoporose, o tipo I ou pós menopáusico com freqüência acentuada nas mulheres e o tipo II ou senil que ocorre numa faixa etária de pacientes com idade mais avançada e mais ligada a falta de vitamina D. Dentre os principais fatores relacionados e associados à aceleração do processo de destruição e reabsorção óssea, observados na osteoporose, podemos citar a redução para nível de testosterona, envelhecimento, fatores genéticos, tabagismo, distúrbios alimentares, uso prolongado de corticosteróides, hipertireodismo, bem como uma dieta pobre de cálcio. Também doenças que afetam a absorção do cálcio, sedentarismo, uso excessivo de cafeína, álcool e depressão podem também ser fatores determinantes para o aparecimento da osteoporose. Os sintomas da osteoporose não se fazem presentes em fases precoces; aparecem com a evolução da perda óssea em fases mais adiantadas como dor nas costas, diminuição a altura ou postura envergada e fraturas ósseas mais freqüentes. O tratamento da osteoporose é baseado na redução da destruição e reabsorção óssea, exigindo diversos tipos de tratamentos que podem ser utilizados isoladamente ou de forma associada. Este tratamento pode envolver a participação de vários profissionais de saúde e a prevenção torna-se fundamental importância através da indicação de exercícios físicos e dietas balanceadas em cálcio, proteína e vitamina D.



Palavras chave: osteoporose – cálcio – vitamina D








Direto ao assunto.

A esta população, O exercício DE FORÇA favorece a melhor nutrição óssea, devolvendo as capacidades físicas e funcionais no mesmo perfil comparado a uma pessoa jovem. 

E, pelo sistema imune também ser criado a partir dos ossos, também o mesmo será reforçado caso esteja, em algumas particularidades, comprometido.

A forma de como o exercício de força é passado para os idosos vai do profissional qoe o orienta, pois eu vejo uma forte resistência a não fazê-lo porque os motivos são totalmente equivocados, torpes, cobertos de preconceito; e falta infelizmente em muitos não só a clareza dos fatos mas a atenção devida. Além do quê, muita gente nem sabe quais são os exercícios de força indicados para eles.

EU SEI: musculação, pilates, funcional, multifuncional, natação. Evito a corrida e os tiros devido aos impactos excessivos SEM CALCIFICAÇÃO O SUFICIENTE PARA O SUPORTE. 

Nem todo idoso tem mobilidade muscular suficiente para alguns exercícios, porém isso pode ser adquirido mais cedo ou mais tarde. E, como escrevi antes, atenção a eles, sempre. E a todos.

Mais estudos sugerem melhores explicações e futuramente abordarei este assunto novamente.


Agradeço a atenção.
Aberto a questionamentos.
Vida longa para todos!



Siga-me nas redes sociais!

Link's em azul:
Canal no Youtube - corredor 944
Facebook - Pablo Antônio Gomes dos Santos
Twitter - corredor944
WebSite - corredor944.wix.com


#jesuscristoeosenhor #intellimen #iurd
#eutenhocref #seminhavidavirassefilme #scientiaetvirtus 
#pspf #pablosantospreparadorfisico
#umpassoafrente  #sucessosucessivo  #corredor944

Nenhum comentário:

Postar um comentário