[42º Artigo] o EXERCÍCIO FÍSICO e o DIABETES


Após a refeição, a glicose (sanguínea); entra na célula por meio dos transportadores dentro dela, provocados pela ação da insulina. Um destes transportadores são conhecidos como GLUT4. Com isso ocorre a diminuição e controle da glicemia.


A glicose entra na fibra muscular se ligando aos receptores de insulina, induzindo os transportadores a se dirigirem a membrana celular (os GLUT4), e a “puxará”.

Tradução: é um avisando o outro que o açúcar “tá” vindo e tem que colocar para dentro. Imagine um galpão de logística; caminhão chegando e os expedidores se preparando para descarregá-lo.

Os diabéticos tem dificuldades na liberação de insulina pois o pâncreas destas pessoas está com suas funções comprometidas. 

Um exemplo em fotos abaixo: falta "alguém" para colocar a glicose para dentro, embora tenha a apresença da insulina, ela é insuficiente para a demanda.





O EXERCÍCIO FÍSICO induz o GLUT4 a absorver glicose sem AJUDA DOS RECEPTORES. O exercício aumenta o cálcio intracelular, que induz a contração muscular, que induz os GLUT4 a irem à membrana capturar insulina. Os DIABÉTICOS devem praticar exercícios para usar/ retirar/ controlar a glicose no sangue.



Outro exemplo em desenho da ação dos GLUT4 no organismo. A contração muscular induz a ação dos transportadores, e eles vão até a membrana capturar insulina. 




E por curiosidade o GLUT4 não fica na membrana celular o tempo todo para não ocorrer hipoglicemia; a retirada excessiva de glicose sanguínea ameaça a saúde por meio de convulsões, pois glicose também é energia para o cérebro.



O glucagon é um hormônio liberado pelo pâncreas; o oposto da insulina; antes que a pessoa entre em hipoglicemia, induz o aumento da glicemia agindo no fígado, fazendo-o liberar glicose no sangue. 

E assim o ser humano pode conviver realizando suas atividades diárias.



[trechos da pós graduação na Unifesp]
[este assunto será abordado num futuro próximo]



Agradeço a atenção.
Aberto a questionamentos.

Vida longa para todos!




Siga-me nas redes sociais!
Link's em azul:
#seminhavidavirassefilme

2 comentários:

  1. Bom mesmo .... tenho usado a atividade esportiva como meio de controlar meu diabetes e tem dado super certo .. aliás minha médica reduziu a medicação, pois tá muito bem controlada... claro que a boca faz a sua parte ... é um conjunto ... sua explicação foi ótima....

    ResponderExcluir