[59º Artigo] o EXERCÍCIO FÍSICO e o HIPERTENSO {3}


Completando a seqüência de textos neste raciocínio, conforme os anteriores:

[51º Artigo] o EXERCÍCIO FÍSICO e o HIPERTENSO


[55º Artigo] o EXERCÍCIO FÍSICO e o HIPERTENSO {2}   ... finalizo!


Iniciando

Uma doença silenciosa, a HIPERTENSÃO; tensão das artérias superior a normal. 

Uma pessoa que é hipertensa deve procurar um NEFROLOGISTA ao invés de um CARDIOLOGISTA. Baseado neste artigo australiano, publicado no Journal of Science and Medicine in Sport (confira); a hipertensão vem destes e outros fatores conforme tabela traduzia abaixo. A pessoa que tem uma vida sedentária, por muitos anos, terá um (vários) problema(s) de saúde no futuro.






As probabilidades de problemas vistos neste gráfico por quem é sedentário são inúmeras. Começam por DOIS problemas, CINCO resultados, que irão evoluir para QUATRO complicações.

Destas quatro, TRÊS trazem problemas amarrados, que indicam que aquela pessoa era FRACA DEMAIS para aquela doença, em que o corpo mostrou outra resposta negativa ou então que já havia outro problema mascarado antes e que só se revelou com o agravo de outro problema atrelado. Tudo isto ocorrendo antes mesmo das doenças CRÔNICAS ocorrerem, que, tecnicamente NÃO há mais volta e que dificilmente o tratamento terá sucesso EM RESISTÊNCIA, não propriamente a cura. Afirmações em artigos sugerem que uma vez o glomérulo afetado (no rim) não tem mais funções. Afirmações dizem que o local necrosado no coração pós infarto nunca mais irá funcionar, e ali a força contrátil não existirá mais. E é possível que a pessoa infarte durante dias e não saiba.





Há sim inúmeras formas de se combater a hipertensão, seu aparecimento, ou possibilidades de acontecer caso seja um "mau de família". Porém quero escrever além do que as pessoas esperam de um preparador físico. Muitos sabem que o fumo e álcool prejudicam, assim como a vida estressante, mas não sabem como se livrar de alguns FATORES ou insistem em continuar nos mesmos.




O EXERCÍCIO FÍSICO traz ao hipertenso uma possibilidade: no exercício AERÓBIO "raio interno" do coração e veias/ artérias estarão mais largos, porque não há pressão EXCESSIVA nem nas artérias fortes muito menos nas fracas. Ele mesmo estará menos cansado que o previsto, sendo mais eficiente e precisando contrair MENOS para manter o fluxo.


O EXERCÍCIO FÍSICO traz ao hipertenso outra possibilidade: no exercício RESISTIDO paredes mais fortes e hipertrofia do miocárdio em que, "vencendo" a resistência muscular sobre as veias o faz estar mais forte e com isso variações de pressão não o afetarão com facilidade. 

Ambos os exercícios prometem regulação de gordura corporal, sal, glicose (uso e consumo, evitando excessos e sobrecarregando o rim), alívio do stress e regulação da freqüência cardíaca. 

O EXERCÍCIO FÍSICO traz ao hipertenso mais uma das possibilidades: no exercício COMBINADO [AERÓBIO e RESISTIDO] PROMETE veias mais largas e o músculo do coração [miocárdio] mais forte. Sugerindo artigos como este [Efeitos do exercício físico no controle da hipertensão arterial em
idosos: uma revisão sistemática; clique e confira] melhor eficiência em ambos os lados, em questão de tempo de eficiência. Toda a circulação será melhorada e a freqüência cardíaca NO REPOUSO, para MELHOR, é garantida.




Não quer dizer que, se o exercício físico não for combinado NÃO TRARÁ RESULTADOS. Trará sim, em outros prazos e num tempo maior que o previsto. Há muitas pessoas que não gostam de musculação, por exemplo. Que faça então suas caminhadas! Terá resultado sim; claro; num tempo maior que se combinasse os dois treinos. Mas nem todos são obrigados a seguir todos os protocolos. As pessoas devem seguir O QUE LHES FAZ BEM A ELAS! 


A PRESSA em se livrar do problema por buscar OPÇÕES de cura contra o agravo da doença é a  razão em que muitos se decepcionam por quererem outros resultados que nem sempre são explicados. Não se deve haver pressa no tratamento da hipertensão, querer o resultado "para ontem".


Finalizando

A cada "ataque" que o coração sofre pela mudança da pressão arterial, ocorre espécies de "feridas" ou marcas; minúsculas. Fibrose, células de recuperação irão fazer os reparos, mas do mesmo jeito que cicatrizes deixam marcas e rigidez na pele, é com o coração. Estará a cada dia MENOS flexível e com o tempo MENOS eficiente.E isto não é uma coisa boa de se sofrer. 

Sabemos agora, como fazer para que não ocorra sobrecargas no coração. 



Encerrando


Embora tenha usado apenas um único artigo para desenvolver estudos e vertentes, dando exemplos de como as pessoas devem se comportar para melhor, todos os outros artigos que me deram mais esclarecimentos sugerem novas pesquisas para o desenvolvimento humano. Portanto Abordarei este mesmo assunto novamente; num futuro próximo.





Agradeço a atenção.
Aberto a questionamentos.

Vida longa para todos!




Siga-me nas redes sociais!
Link's em azul:
#seminhavidavirassefilme
#eutenhocref #corredor944

Nenhum comentário:

Postar um comentário