[40º Artigo] Pesquisa: Corrida de circuito repetido. Você gosta?

Sinopse

  

Antes mesmo que de abrir uma enquete do qual esporadicamente faço; recolhendo dados para usar em minha pós-graduação, um participante de um grupo de corridas no “facebook” [https://www.facebook.com/groups/126686910740530/permalink/791022737640274/ 05/04/2015 - 16:55] abriu uma postagem, que é esta pergunta do título. Desta vez ele foi mais rápido (risos). 





A maioria “esmagadora” prefere corridas onde não se repete os mesmos locais, caminhos; onde já se passou correndo.

Tecnicamente falando, para os praticantes de corrida comum é visto como entediante ou cansativo, porém nos relatos dos participantes não foram encontrados aspectos negativos o suficiente para que nenhum deles deixasse ou cancelasse o evento por este motivo.

 Defendendo e justificando aqueles que gostam de correr em circuitos repetitivos; Sob os aspectos técnico, científico, psicológico para os praticantes de corrida de rua assíduos, os atletas, técnicos e especialistas; treinar em locais onde o “terreno” se repete treina não só o “psicológico” do interessado –  onde combater o stress, desânimo, distração, desistência, dúvidas e incertezas são constantes nesse período em que ocorre o exercício – como também suas técnicas de corrida, pois passando pelo mesmo local mais de uma vez, o praticante do exercício pode se lembrar de como estava correndo antes e buscar ou uma melhoria ou a correção.

Como exemplo: Imaginando que o mesmo lugar onde a pessoa corre é uma ladeira e o praticante se esquece de respirar corretamente, na segunda volta ou nas demais, ele poderá lembrar que naquele local lhe trouxe problema. Relatando ou não o problema a seu treinador, o mesmo lhe diz o que fazer ou o praticante naquela hora vai buscando uma solução; aquele problema que era um estorvo foi resolvido. Isso em fração de segundos; os neurônios trabalham numa maneira fantástica; novas ideias surgem a qualquer momento.  Entende-se como “tentativa e erro”, do ponto de vistas dos especialistas no esporte, na busca de melhor rendimento, seja ele qual for.

Defendendo aqueles que gostam de corridas onde não se repete o circuito: o desejo de aventuras, do desconhecido, do poder de superar seus objetivos pessoais, por justamente “não saber” o que há a sua frente, sugere a prática de um exercício feito com mais “garra”, “pegada”, com mais vontade de terminar e recomeçar novamente. As forma de expressar opiniões são diferentes no modo de escrever mas iguais num contexto geral.

Alguns participantes do grupo relatam que a falta de concentração quando o circuito não é repetitivo não ocorreria; a atenção é constante e o suposto cansaço é menor. Uma minoria sugere que corridas com mais curvas e menos “retas” cansam menos. Outra minoria sugeriu o contrário.

E encerrando, os que são indiferentes expressaram a “paixão” pela corrida independente de como ela seja; a mera participação já é mais que o suficiente para lhes propor felicidade ou satisfação, e o quês lhe vier depois disso é lucro. Eu, como professor de educação física e atleta confirmo que os lucros são a endorfina, convívio entre as pessoas, um exercício físico promovendo longevidade, superação pessoal, pessoas a menos numa sociedade “quase” sedentária.

Isso é tudo.


Agradeço a atenção.
Aberto a questionamentos.




Siga-me nas redes sociais!
Link's em azul:
#seminhavidavirassefilme







Nenhum comentário:

Postar um comentário