[71º Artigo] Bursite




O organismo tem um mecanismo que protegem as articulações de maneira geral, de nome bursas; uma bolsa com líquido . Bursite é a inflamação causada nelas. Ocorre quando são feitos movimentos repetitivos freqüentes, levando a inchaços, dores locais, e as áreas mais afetadas são joelho, ombros e quadris.

Uma das causas das bursites em praticantes de corridas de rua são o uso de tênis incorretos; falta de alongamentos; mudança de treinamento para um mais elevado sendo que a pessoa não suporta ainda; desalinhamento corporal relacionado a descompensação muscular, altura de uma perna em relação a outra, obesidade, ou lesões na região do quadril, caso este sendo chamado de "bursite trocantérica".

Neste caso os incômodos são específicos. Problemas ao subir escadas, deitar de lado, desconforto e "pinçadas" no glúteo, dentre outros.

O "fisiatra", profissional da "medicina física" é o recomendado para consulta no tratamento desta e de outras possíveis bursites, porque traumas biomecânicos requer mais cuidados que o imaginado.

Enquanto uma possível consulta a ele não ocorre, o praticante de corrida de rua pode: aplicar gelo no local da dor (crioterapia); parar por um tempo a atividade física que causou o problema, usar tênis adequado para sua corrida conforme o terreno; evitar temporariamente desníveis de terrenos de corrida porque um dos membros já está encurtado demais para aguentar uma sobrecarga; fortalecimento e alongamento da musculatura do quadril e também esportes paralelos como ciclismo, pilates e natação. Tudo isso para não precisar agravar os problemas da bursite trocantérica; grande parte das mulheres podem ter este problema pela biomecânica e postura do seu quadril.

Recomendo também algumas idéias serem postas a prova: se o jeito de correr foi alterado, na questão rapidez e isso trouxe o problema, pra quê correr mais rápido? Qual o desejo final disso? Não era mais fácil aproveitar o momento da corrida assim como as descargas de endorfina durante o percurso? Fora outros casos como melhor respiração sem chances de tontura; melhor postura a evitar tropeços e até melhores fotos sem estar tão desgastado desnecessariamente. Atletas de alto rendimento que tem estes casos não há saída mas para o praticante de corrida comum, deve repensar em seu jeito de correr mais e melhor.




A Sociedade Brasileira de Reumatologia recomenda a reabilitação física com o objetivo de eliminar a dor, desde que seja feita com profissionais capacitados e com exercícios específicos que só eles podem orientar. Depois disso a correção e prevenção deve ser esclarecida de fato, a não mais acontecer.

[foto mostra áreas onde há muitas ocorrências de bursite]


A encerrar,  entendo o alongamento muscular, mobilização articular passiva, crioterapia e eletroestimulação transcutânea (CELIK, 2010; FERREIRA-FILHO, 2005; HANCHARD et al., 2011; MA et al., 2013; VALENZUELA, 1993) serem recomendados como tratamento e prevenção da bursite de ombro por exemplo.  Yang et al. (2012) também referenciam a mobilização articular para a mesma articulação, melhorando a cintura escapular e, dependendo do grau, o pilates ajudará.





Agradeço a atenção.
Aberto a questionamentos.
Vida longa a todos!


Siga-me nas redes sociais!
Link's em azul:

Fique ligado nas minhas aventuras e aulas! Dê sua curtida e ative notificações.
#corredor944 @corredor944

Pablo Antônio Gomes dos Santos.
Ex-vendedor ambulante de doces nos faróis.
Deus mudou minha vida.
Hoje: atleta "ocr"; blogueiro; escritor; ex militar das Operações Especiais do Exército em 2004; pós graduado UniFeSP; preparador físico ; profissional da educação física; quadrinista; recordista mundial (aguardando...); técnico em administração e logística; terapeuta holístico; ultramaratonista; YouTuber e condutor da Tocha Olímpica Rio2016 戦士
#jesuscristoeosenhor #intellimen #iurd #seminhavidavirassefilme #scientiaetvirtus #pspf #pablosantos_preparador_fisico  #runnerselfie #canaloff #homensnegros #vidasnegrasimportam #eumeimporto #ondeeupassocorrendo #fisicaquantica #sensaçãosensacional #impressõesimpressionantes #umpassoafrente #sucessosucessivo #corredor944
Provérbios 22:29 Salmos 2:8-12 Isaías 41:13
Altruísmo. Ativismo. Estoicismo. Empreendedorismo. Realismo. Revolução. Sensatez. Supervisão.

#mindfulness #imtta
Acompanhem atualizações emocionantes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário